Conheça a epopéia de "The Girl Is Mine", música de Michael Jackson e Paul McCartney
Há exatos 30 anos, Michael Jackson deixava o tribunal em Chicago (EUA), ele era processado por um rapaz chamado Fred Sanford, que dizia ser responsável pela composição “The Girl Is Mine”, que Michael teria plagiado.
A canção
“The Girl Is Mine” foi composta para o álbum “Thriller” (1982), para ser gravada em parceria com o Beatle Paul McCartney. No ano anterior, eles haviam gravado juntos “Say Say Say”, para o disco “Pipes of Peace”: um enorme sucesso.
Após lançada, “The Girl Is Mine” rapidamente virou hit: chegou à 2ª posição da Billboard e vendeu 1,3 milhões de cópias até o início de 1985.
O primeiro processo
Então o rapaz chamado Fred Sanford acusou Michael Jackson de plágio e a disputa foi levada ao tribunal. Fred tinha, inclusive, uma gravação de “Please Love Me Now” (que seria a fonte de “The Girl Is Mine”) anterior à gravação da música de Jackson. Sanford exigia uma indenização de 5 milhões de dólares. Depois de três dias, foi deliberado que Michael não tinha plagiado Fred.
O retorno do pesadelo
Tudo certo, a não ser pelo fato de que em 1993 um outro processo veio à tona. Michael foi acusado de copiar três músicas, entre elas “The Girl Is Mine”. Uma dupla formada por Reynaud Jones e Robert Smith alegou que além dessa, “Thriller” e “We Are The World” eram muito parecidas com o seu trabalho. Lá foi Michael para mais uma disputa judicial. Mais uma vez, Michael foi inocentado – todas as três músicas pertenciam a ele, mesmo.
Pelos direitos dos Beatles
Embora as parcerias entre Michael e Paul tivessem grande sucesso e retorno financeiro para os dois, a amizade foi abalada em 1984, quando os direitos autorais de músicas dos Beatles como “Yesterday” e “Let it Be” foram à venda (após a morte de John Lennon).
Michael arrematou os copyrights na ocasião, mesmo sabendo que Paul estava estudando uma compra conjunta dos direitos com Yoko Ono. A partir de então, todo o lucro arrecadado com a execução das músicas passou a ir para Michael, sem que Paul recebesse sua parte.
Não precisamos dizer que isso causou uma inimizade entre os dois, que talvez só será desfeita no plano superior. No ano passado, quatro anos após a morte de Michael, Paul finalmente conseguiu recuperar os direitos. Uma lei americana que diz que os direitos tornam-se propriedade do autor após 56 anos foi sancionada e Macca vai se beneficiar.
Fonte: Musica na Veia
Fonte: Musica na Veia
Conheça a epopéia de "The Girl Is Mine", música de Michael Jackson e Paul McCartney
Reviewed by MJFans BR
on
10:00 AM
Rating:
Nenhum comentário: