Top Ad unit 728 × 90

Veja também

random

A curiosa história de 'Scared Of The Moon' de Michael Jackson


Quando o Rei do Pop faleceu em 25 de junho de 2009, ele tinha negócios inacabados. Não, eu não estou falando sobre os cinquentas shows de "This Is It", que o aguardavam em Londres. Estou falando de música - e os lotes dele.

Michael Jackson é conhecido por tomar mais tempo do que a maioria dos artistas para completar e lançar álbuns de estúdio. Isso porque ele era um perfeccionista. Para cada álbum Jackson e seus colaboradores iria trabalhar em mais material do que o necessário, selecionando apenas os melhores faixas para o lançamento oficial.

"Como de costume [Michael] ia ao estúdio e ele fazia um monte de coisas, como centenas de fitas e outras coisas, você sabe, e era  ótimo", lembra Quincy Jones - produtor de Jackson em 'Off The Wall', 'Thriller' e no álbum 'Bad'.

"E [‘Bad’] é o [álbum], onde eu pedi-lhe para escrever todas as músicas”, continua Jones. "Eu podia vê-lo apenas crescendo como artista e compreensão da produção e todas essas coisas. Michael tinha escrito trinta e três músicas, e eles estavam dizendo: 'Ora, Ora, é a hora confronto -. Temos que buscá-lo’... Você não pode colocar trinta e três músicas em um disco. E ele tinha escrito algumas coisas fantásticas! Realmente, realmente fantásticas."

Um das trinta e três músicas que Jackson havia escrito durante as sessões que finalmente resultou em álbum de 1987, 'Bad' foi chamado de "Scared Of The Moon". Não tinha sido definido e por muitos anos permaneceu desconhecida para os fãs e era inédita.

"Costumávamos gravar em fita", lembra Brad Sundberg - antigo diretor técnico de estúdio de Jackson. "Grande e de duas polegadas, em  fitas de 24 faixas".

Matt Forger, outro dos colaboradores de longa data de Jackson e produtor de estúdio, gravou a demo original de "Scared Of The Moon" em Westlake Studios. Jackson, um verdadeiro profissional, estabelecia todos os vocais em uma única sessão.

"Eles só fizeram os backing vocals, o vocal e o piano. Era isso”, acrescenta Sundberg.

“Então Matt quebrou a regra número um que você nunca quebrar - ele deu a Michael a fita master. Se você entrega algo a Michael Jackson é como simplesmente atira de uma ponte, porque você nunca vai vê-lo novamente.”
Um mês ou dois depois de passar por gravação de vocais de "Scared Of The Moon", antes, Forger recebeu um telefonema do produtor da Evergreen Studios .

"O produtor estava lá no Evergreen, chamando Matt, dizendo: 'Ei, eu tenho esta sessão de Michael Jackson para 'Scared Of The Moon’. Michael está aqui e os instrumentistas de cordas estão aqui, mas não temos uma fita. Você pode rodar a fita de novo?" E Matt: “Eu não tenho a fita... Eu dei a Michael!"

Então eles foram lá e para cá por um tempo, tentando descobrir o que poderia ser feito.

Felizmente, Matt ainda tinha uma cópia do cassete da sessão original, então ele levou a fita para a Evergreen. Não era o multitrack original, mas era alguma coisa.

Eles passaram a transferir a fita cassete para o novo multitrack , registrou as cordas para o multitrack , e depois mixaram.

“Agora, do ponto de vista de um produtor de gravação que acabou de quebrar todas as regras no livro", diz Sundberg de sua experiência. "Você não pode ter um vocal a partir de uma fita cassete e depois colocá-lo de volta para um multitrack e ainda soar bem.”

"Cassetes sempre tem um pouco de chiado ou berne, e eu disse a Matt que era genial”, continua Sundberg. "É absolutamente incrível que funcionou porque esse era o vocal original, e era apenas uma canção bonitinha e piegas que Michael queria fazer - e fizemos dezenas de aqueles - nós faríamos lotes de pequenos trechos onde Michael teria uma ideia e nós faríamos uma demo. Mas como 'Scared Of The Moon' surgiu tecnicamente não deve ter funcionado, mas ele fez. Era como um pequeno motor que podia. E era uma musiquinha que podia."

“Scared Of The Moon" não foi selecionado para o álbum 'Bad', de 1987, e nem iria ser reconhecida até por volta de 1999, pouco depois de Jackson iniciar sessões de colaboração para o álbum 'Invincible'.

"Há coisas que simplesmente estão presas em sua mente", diz Michael Prince - que trabalhou extensivamente como um dos produtores de estúdio de confiança de Jackson entre 1995 e 2009.

"Às vezes, ele escrevia músicas novas, e às vezes ele queria trazer algo do passado que ele sabia que é era joia preciosa.”

"Eu me lembro de que fizemos um pouco de trabalho em 'Scared Of The Moon' para o álbum 'Invincible', na verdade. E eu me lembro de Steve Porcaro brincando: 'Oh essa música de novo?’ É tão engraçado porque eu nunca tinha ouvido antes. Mas esse é o caminho de Michael de fazer as coisas - ele sempre revisitado algumas de suas coisas favoritas. Ele dizia: 'Por que não colocar isso em nosso último álbum? Vamos ouvir novamente. Nós podemos fazer isso melhor?’  Às vezes pode dar certo no álbum e às vezes não" .

No final, o pouco trabalho que foi feito em ‘Scared Of The Moon’, durante as sessões de 'Invincible' não foi aplicada à versão pré-existente da canção, e ele voltou para o cofre.
Então, em novembro de 2004, a Epic Records da Sony Music Entertainment lançou uma carreira que abrange conjunto com o melhor do trabalho de Michael Jackson, que consiste tanto materiais liberados e inéditos. O conjunto, chamado “The Ultimate Collection”, apresenta uma nova versão mista de "Scared Of The Moon”.

Ouça "Scared Of The Moon" abaixo - como destaque em "The Ultimate Collection".



Matt Forger foi apropriadamente chamado de volta para dar os últimos retoques na faixa, que é justamente listada em "The Ultimate Collection", como um “demo”. 

O mix final inclui as 24 faixas de cordas, o cassete original, e faixas de vocais/piano e violão.

Junto com muitas outras faixas de diferentes estágios ao longo de sua carreira, foi destaque em uma extensa lista dos "Para Ser Feito" de Jackson. A nota manuscrita, a abaixo, é possível ver os detalhes dos títulos das 28 músicas que ele esperava para "terminar” (incluindo “Cheater", também a partir das sessões de 'Bad ' - também lançado em "The Ultimate Collection"). A nota foi encontrada colada na parede do quarto do Rei do Pop, no momento de sua morte, em 25 de junho de 2009 - 24 anos depois que esse pequeno demo foi gravado em Westlake Studios.

"Finalizado → Scared Of The Moon" diz Jackson em notas manuscritas - 2009

Por Damien Shieldswww.damienshields.com

A curiosa história de 'Scared Of The Moon' de Michael Jackson Reviewed by pucca on 6:25 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by MJFans BR - Michael Jackson Fans © 2020
Powered By Blogger, Designed by infi Themes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.